NOTÍCIAS

Feliciano pede impeachment de Mourão por ‘deslealdade’ a Bolsonaro

Feliciano pede impeachment de Mourão por ‘deslealdade’ a Bolsonaro



Deputado alega que, ao se eleger para compor a chapa, vice abdicou de parte da sua liberdade de expressão em prol da defesa do programa de governo
Por Guilherme Venaglia

 O deputado federal Marco Feliciano (Podemos-SP) apresentou nesta quinta-feira, 17, um pedido de impeachment contra o vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRTB).

Na peça protocolada junto a Câmara dos Deputados, Feliciano argumenta que a deslealdade de Mourão perante o presidente Jair Bolsonaro (PSL), provocada por declarações do vice em sentido contrário ao que defende o titular, pode ser enquadrada como crime de responsabilidade.

As críticas e contraditas são sempre públicas, de um lado demonstrando falta de unidade (o que é manifestamente prejudicial ao país) e de outro evidenciando a deslealdade do vice-presidente para com o seu companheiro de chapa”, escreve o deputado.

No entendimento de Feliciano, Mourão e Bolsonaro tem compromisso com o que foi defendido durante a campanha eleitoral, única razão que justificaria a atitude contumaz e deliberada do vice em divergir. Partindo do princípio que o presidente está seguindo o plano de governo, Mourão não teria direito a se manifestar em contrário.

 

Entre os pontos elencados por ele, está um tweet da jornalista Rachel Sherezade negativo à Bolsonaro. A falha de Mourão nesse caso teria sido, segundo o deputado, ter curtido a mensagem.